A instituição que beneficiará do valor angariado com o leilão de Janeiro é o Centro de Dia de Santa Ana de Azinha, localizado no distrito da Guarda.
Breve apresentação da Instituição
O âmbito de intervenção da Instituição é a totalidade do concelho da Guarda. As actividades desenvolvidas baseiam-se no Apoio Domiciliário onde possuímos 16 utentes onde 13 são abrangidos pelo acordo de cooperação e o Lar onde contemos 20 utentes, mas somente 16 são abrangidos pelo acordo.
Paralelamente ao desenvolvimento das actividades principais, o Centro de Dia e Lar de Santana D’Azinha é associado da REAPN, colaborando com o Núcleo Distrital da Guarda e é membro constituinte do CLA’s da Rede Social do Concelho da Guarda.
A instituição também possui uma parceria com a Câmara Municipal da Guarda na entrega de refeições à escola. Assim sendo estabeleceu-se um protocolo que tem como objectivo a distribuição de almoços para as crianças da escola da Carvalheira.
Objectivos
Geral
Atribuir respostas eficazes às necessidades dos idoso, respostas estas que se baseiam não só no procurar evitar ou reduzir o isolamento e/ou internamento, mas também na satisfação das suas necessidades básicas, bem como a concretização dos seus direitos enquanto seres inseridos numa sociedade.
Específicos
A resposta de Lar é uma resposta social, de utilização temporária ou permanente, para os idosos em situação de risco de perda de independência e/ou autonomia. Esta valência tem como objectivo proporcionar ao idoso uma habitação (de forma a garantir um ambiente calmo e humanizado), assegurando a satisfação das suas necessidades básicas, contribuindo assim para a protelação do processo de envelhecimento e promovendo o relacionamento do idoso com a comunidade, preservando sempre a sua autonomia. O lar visa assegurar os serviços de alojamento permanente, alimentação, tratamento de roupa, higiene, Pessoais Cuidados de Saúde, apoio Psicossocial e actividades de animação.
A Resposta do Serviço de Apoio Domiciliário caracteriza-se pelo apoio personalizado e específico, de acordo com as necessidades de cada um, prestado na habitação do beneficiário, pois é totalmente definido entre o próprio e a nossa instituição. Esta valência tem como objectivo a prestação de ajudas domésticas e/ou cuidados pessoais no domicilio dos utentes quando estes, por razões de doença ou outro tipo de dependências, não possam assegurar temporária ou permanentemente as actividades diárias. Paralelamente, este serviço procura auxiliar o idoso, no sentido de o manter o mais tempo possível no seu meio habitacional, retardando a sua inserção em lares e/ou hospitais, mas promovendo sempre a diminuição da situação de isolamento. O SAD torna-se imprescindível no colmatar de determinadas necessidades apresentadas pela população de abrangência do projecto, nomeadamente no apoio social e cuidados de saúde, na alternativa à entrada em Lar e no apoio/suporte à família. Tem como objectivo a promoção do bem-estar bio-psicossocial das pessoas idosas e/ou dependentes no seu ambiente natural diário, junto dos seus familiares, vizinhos e amigos e a melhoria do apoio prestado no domicílio à população idosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário