02 janeiro 2008

Instituição de Janeiro

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA MÃO AMIGA
Actividade Principal CAE – 85 311 – Acção Social para a Infância e Juventude com Alojamento.
Outras Actividades CAE - 85 314 – Acção Social com alojamento não especificado.

O registo foi lavrado pela inscrição nº 126/99, da fl. 7 vº fl. 8 do livro nº 8 das Associações de Solidariedade Social e considera-se efectuado em 15 de Setembro de 1999, nos termos do nº 2 do art. 13º do Regulamento aprovado pela Portaria nº 778/83 de 23 de Julho.
Pequena História da Associação Humanitária Mão Amiga - A.H.M.A.

Albergaria-a-Velha é uma Vila muito antiga, um dos Concelhos do Distrito de Aveiro, a 18 km desta cidade, com uma localização privilegiada, devido à confluência de importantes eixos da rede viária do País (IP5, IC1 e A1). Tem uma área geográfica de 145,16 Km2., com aproximadamente 24.612 habitantes (resultados provisórios dos Censos 2001) e apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional do Distrito.
É um concelho com 8 freguesias, de densidade populacional muito variável. Acolhe muita população flutuante que vem em busca de trabalho, no sector secundário ainda em expansão. Não sendo ainda um concelho urbano vai perdendo parte das características da sua população, outrora rural.
A localização dos seus principais aglomerados populacionais, a rápida transição de actividade da sua população, da agricultura para a indústria, bem como os fenómenos de migração, fizeram surgir problemas de índole social, tão diversos como: a prostituição de estrada, o tráfico de estupefacientes, agravamento do alcoolismo, destruturação e violência familiar, entre outros.
A Associação Humanitária Mão Amiga surgiu da preocupação e da necessidade sentida por um grupo de cidadãos ligados ao trabalho com crianças. A sua intervenção, no início muito pontual, levou a que o seu trabalho ao nível da problemática da negligência e dos maus-tratos infantis no concelho de Albergaria-a-Velha e áreas limítrofes, fosse feita de uma forma mais continuada e consistente.
A Associação Humanitária Mão Amiga – A.H.M.A. é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, registada com o nº 126/99, fl. 7 vº fl. 8, do livro nº 8 das Instituições de Solidariedade Social, da Direcção Geral de Acção Social.
Desde a sua fundação, em início de 1999, que a Associação tem vindo a desenvolver diversas actividades de carácter social, cultural e recreativo.

O que temos feito…

Assim organizou:
- As suas 1ªs Jornadas Técnicas divulgadas a nível nacional, com o título “ O Som das Lágrimas” e sobre Maus-tratos e Violência Infantil, nos dias 6 e 7 de Abril de 2000.
- As suas 2ªs Jornadas Técnicas igualmente divulgadas a nível nacional, com o título “Vozes no Silêncio”, sobre o tema da Violência Doméstica, nos dias 11 e 12 de Abril de 2002.
- As suas 3ªs Jornadas Técnicas, também divulgadas a nível nacional e no estrangeiro, com o título “Pais são os que amam…” sobre o tema da adopção em Portugal, nos dias 22 e 23 de Abril de 2004. Estiveram presentes prelectores da Universidade de Barcelona – Espanha.
- Uma vigília por Timor.
- Três exposições artísticas na época natalícia para angariação de fundos.
- Três jantares beneficentes.
- Várias publicações de artigos de informação e sensibilização sobre a infância e sua condição no nosso país, em jornais locais e regionais.


A Associação Humanitária Mão Amiga realizou no dia 5 de Março de 2005 o 1º Festival de Música da A.H.M.A., que contou com a presença da banda Quinta do Bill para além de outras bandas locais.


A Associação Humanitária Mão Amiga organizou em Abril de 2006 as suas 4ªs Jornadas Técnicas. Realizaram-se nos dias 25, 26 e 27 de Maio de 2006, em Albergaria-a-Velha, sobre as crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento, com o título “(des)capacidades: … incapacidades não escondem CAPACIDADES”. Estiveram presentes como prelectores e moderadores várias individualidades e peritos do nosso país. Inscreveram-se e assistiram aos trabalhos das Jornadas 400 profissionais das mais variadas áreas do saber, para além de alguns casais, pais de filhos com deficiência, e cidadãos em geral, interessados no tema.


- Prepara desde já a realização das 5ªs Jornadas, as quais terão lugar em Albergaria-a-Velha em 2008 e nas quais se pretende evidenciar e reflectir sobre as condições de desenvolvimento e de cidadania das crianças que vivem e crescem institucionalizadas. As Jornadas servirão para questionar e apontar alguns caminhos aos profissionais, aos responsáveis e à população em geral.

- De Maio de 2005 a Julho de 2006 implementámos, através de uma candidatura ao Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), Eixo 5, medida 5.1, Acção tipo 5.1.2.1., um Diagnóstico sócio - familiar no Concelho de Albergaria a Velha, direccionado a famílias com crianças dos 0 aos 18 anos, sujeitos a factores de risco.
- Estabelecemos uma parceria de articulação com o Observatório para o Desenvolvimento Social (OPDS) da Universidade de Aveiro, no sentido da partilha das suas experiências de intervenção na área de Famílias de Risco Social.
- Ao longo do ano de 2005 implementámos, através de uma candidatura ao POEFDS, Eixo 5, medida 5.1., Acção tipo 2.1.2.1. um programa de formação destinados aos funcionários dos quadros das várias valências da A.H.M.A. Os conteúdos programáticos versaram áreas ligadas ao quotidiano profissional e foram orientadas por formadores credenciados pelo IEFP nos termos previstos na Portaria nº 1119/97 de 5/11.



Participou e participa regularmente:

- Nos Corsos Carnavalescos Infantis de Albergaria-a-Velha.
- Nas comemorações do Dia Mundial da Criança em Albergaria-a-Velha.
- Nas festas tradicionais locais, com a venda de artigos doados por fábricas e particulares para a angariação de fundos, com uma “barraquinha” de rifas.
- Na organização de Desfiles de Moda beneficentes.
- Em colóquios/Jornadas organizadas por outras entidades e cujo tema direcciona para a criança e suas famílias.
- Anualmente, entre o mês de Abril e o de Maio, organizamos um Pedi-paper “Orienta-te” – percurso pedestre para pais e filhos, que consiste numa caminhada orientada por mapa e em que os participantes têm que ultrapassar provas que testam a sua perspicácia e conhecimentos sobre a nossa terra ao mesmo tempo que se promovem hábitos de vida saudáveis. A prova termina com um almoço convívio
- Na época Natalícia organiza em parceria com os Clubes de Motares do Concelho o “Passeio do Pai Natal Motar”, no sentido de informalmente sensibilizar as crianças e adultos para o espírito da solidariedade e da partilho com a seu semelhante.

O que fazemos


Tem aberto à comunidade:

- Um Centro de Acolhimento Temporário “ O Aconchego” para 10 crianças, dos 0 aos 10 anos de idade, em regime de acolhimento temporário e para 2 crianças em regime de emergência, dos 0 aos 12 anos de idade. “ O Aconchego” funciona desde 6 de Novembro de 2000, numa habitação unifamiliar cedida pela Câmara Municipal. Esta habitação foi totalmente recuperada e equipada por voluntários e elementos da Associação, com fundos, materiais e equipamentos doados por empresas dos Concelhos de Albergaria, Águeda e Aveiro e pela comunidade local.
Pelo trabalho inovador e meritório efectuado no Centro de Acolhimento Temporário, foi concedida à Associação Humanitária Mão Amiga, pelo Instituto para a Emergência Infantil, na pessoa da Senhora Doutora Maria Barroso, em 10 de Novembro de 2002, a condição de Unidade de Emergência Infantil.

- Uma Creche para 80 crianças, dos 4 meses aos 3 anos, a funcionar desde 1 de Setembro de 2005 – a sua construção, esteve em curso desde Março de 2004, por um prazo de 18 meses, no âmbito de uma candidatura ao POEFDS.


- Um Jardim-de-infância com 2 salas com capacidade para 22 crianças cada, a funcionar em instalações alugadas e que foram adaptadas e reconstruídas às expensas da Instituição.

- Um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – C.A.F.A.P. o qual dá continuidade, a acções já implementadas no projecto “Raio de Sol” - realizado no âmbito do Programa Ser Criança, de Janeiro 2002 a Março de 2004 – e apoia famílias multiproblemáticas e carenciadas, com crianças até aos 18 anos, em áreas tão diversas como: escola de parentalidade, apoio socio-juridico, distribuição de roupas e calçado, distribuição de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome e PCAAC, “banco” de leites e de papas, “banco” de medicamentos e de artigos de puericultura, apoio psicológico, apoio de terapia da fala e actividades físicas/desportivas para as crianças e suas famílias.
O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP – “Raio de Sol … para todos”, nesta data dá apoio directo a 65 famílias com crianças até aos 18 anos que apresentam factores de risco para o normal desenvolvimento das mesmas.

O nosso presente ….

- No âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, em Novembro de 2007 conclui-se a construção de um novo Centro de Acolhimento Temporário “O Aconchego” com maior capacidade de resposta - 16 crianças em regime de acolhimento temporário e 4 crianças em unidade de emergência - num terreno que foi doado por um particular à Instituição, situado no lugar da Salgueira, Assilhó, Albergaria-a-Velha.
Foi uma obra executada em 12 meses que obrigou a um grande esforço financeiro da Instituição, para além do envolvimento de todos os seus membros.

e o nosso futuro…

Num futuro próximo a Associação pretende:
- Adquirir uma viatura de transporte de crianças, adaptada a deficientes motores.
- Promover e organizar todo o processo inerente à sua Certificação de Qualidade.
- Implementar uma rede de amas legalizadas no concelho de Albergaria-a-Velha.
- Alargar a sua capacidade de Jardim-de-infância, em mais 1 sala para 22 crianças.
- Continuar a organizar eventos recreativos e culturais com fins informativos e beneficentes, o que passa pela realização do 2º Festival de Música da A.H.M.A.
- Continuar o seu trabalho empenhado na Protecção dos Direitos das crianças portuguesas, para que possam ser um dia vistas como cidadãos de direito próprio.
Contactos
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA MÃO AMIGA
Sede:
Avª Bernardino Máximo de Albuquerque, nº 35
3850- 017 Albergaria-a-Velha
N.I.F: 504413040
Telefone: 234 525545
Valências:
Telefones: 234 523791 – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - “Raio de Sol...para todos”
234 523791 – Jardim-de-infância “Lápis e Cor”
234 520010 – Creche “Lápis e Cor”
234 525545/ 234 524022 – Centro de Acolhimento Temporário “O Aconchego”
Fax Geral:234 523381

E-mail: ahma_ipss@sapo.pt

A página da Internet da AHMA neste momento está a ser actualizada.Em breve estará disponível, no seguinte endereço: www.ahma.pt

Sem comentários: