07 dezembro 2007

Instituição de Dezembro


Associação Meninos de Oiro


A Associação Meninos de Oiro nasceu em 2003 com o propósito de defender os direitos superiores da Criança e foi formalmente constituída em Maio do mesmo ano, funcionando de início numa pequenina em Azeitão onde deu os primeiros passos com um grupo entusiasta de voluntários. No final do mesmo ano foi registada como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Simultaneamente passou a fazer parte da Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) de Setúbal.

O modo de acção da Meninos de Oiro situa-se fundamentalmente na área da prevenção, trabalhando com Famílias consideradas de risco de forma a evitar situações de perigo para as vidas das Crianças e Jovens que acompanha, como melhor se compreenderá a partir da consulta do site www.meninosdeoiro.org.

Durante estes quatro anos de existência a Associação desenvolveu várias actividades direccionadas à população infantil (sessões de Cinema no Dia da Criança, Festas de Natal, Quermesses com actividades lúdicas) e divulgou o seu trabalho em várias ocasiões (Feiras de Azeitão e de Setúbal).

Organizou ainda três Conferências, as duas primeiras na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a última no Centro Cultural de Belém (com os temas “O Direito à Infância”, “A Comunicação Social e a Criança” e “Mais Tempo para o Futuro”) onde várias personalidades de âmbito nacional (Luís Villas-Boas, Catalina Pestana, Armando Leandro, Dulce Rocha, Fernando Nobre, Maria Barroso Soares, Mário Cordeiro, Eduardo de Sá, entre muitos outros) debateram a problemática dos direitos da Criança, estando a Associação a preparar para breve a sua 4ª Conferência.

Em Fevereiro de 2004 começou a funcionar na sua pequena Sede o Gabinete de Acompanhamento à Família (em colaboração com a CPCJ, a Segurança Social, o Centro de Saúde, o Agrupamento Escolar, e o Banco Alimentar – com o qual foi celebrado um protocolo) estando já neste momento a ser apoiadas a vários níveis algumas dezenas de Famílias com problemas de desestruturação por causas económicas, familiares ou sociais pelo grupo técnico da Associação (área de Psicologia, Acção Social, Terapia da Fala, Alimentar, Escolar e Lúdica), tudo com base em trabalho voluntário e apoios da sociedade civil, uma vez que ainda não conseguiu firmar acordo com a Segurança Social.


Em Julho de 2004, a Associação, com o apoio da Junta de Freguesia de São Lourenço, organizou no Praça da República de Vila Nogueira a sua primeira Feira Mensal do Brinquedo, que se repetiu durante mais de um ano, onde todas as Crianças eram convidadas a participar trocando entre si ou vendendo a baixo custo os brinquedos com os quais já não brincavam, havendo no local animações e actividades lúdicas dirigidas à população infantil (este evento está de momento suspenso enquanto a Associação aguarda o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para permitir a sua prossecução).

Em Setembro de 2004, e porque o espaço de que dispunha se estava a tornar muito limitado, a Associação Meninos de Oiro mudou a sua Sede para a Rua Helena da Conceição dos Santos e Silva, nº 31. Na nova sede começou a funcionar o Centro de Apoio Escolar e Lúdico - CAEL, que é frequentado exclusivamente por Crianças pertencentes às Famílias que estão a ter apoio social.
Actualmente frequentam o CAEL 18 Meninos entre os 2 e os 11 anos que, além do apoio escolar, têm contado ainda com apoio lúdico diverso: Culinária, Trabalhos Manuais, Informática, Meditação, Hip-Hop, realização de passeios com fins pedagógicos, festas comemorativas do Natal, do Carnaval e do final do ano Lectivo, Colónia de Férias com uma quinzena de Praia, etc.

Em 2005, e juntamente com as actividades referidas anteriormente, a Associação começou a trabalhar na caracterização sócio-económica da região de Azeitão.

Foi também feito no Dia da Criança o lançamento do número zero do Jornal, Arca do Tesouro, que neste momento é impresso com o apoio do Instituto Português da Juventude, Delegação de Setúbal.

E porque a Meninos de Oiro aposta também fortemente na Formação, organizou em 2005 o primeiro Club de Pais, grupo de interacção e discussão na área da educação, tendo-se também realizado várias acções na área da Nutrição Infantil, Segurança Infantil, e Massagem para Bebé. Funcionou também na sua Sede um Curso de Expressões Plásticas para Crianças.
Além destas iniciativas na área da formação, a Associação realizou ainda cursos abertos gratuitamente a toda a população de Competências Básicas em Informática, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Lourenço e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, e Cursos de Formação Profissional (Tecnologias da Informação, Higiene e Segurança no Trabalho, Motivação e Liderança), organizados pela Competir e a Sitesc.

Nos finais de 2005 começaram a funcionar na Escola Básica 2,3 (em parceria com o Centro de Saúde do Bonfim – Extensão de Azeitão) os Gabinetes de Aconselhamento ao Adolescente, à Família e de Apoio à Sexualidade, cujo funcionamento foi assegurado semanalmente por psicólogos da Associação e uma enfermeira do Centro de Saúde, e em 2007 iniciaram o seu funcionamento dois Gabinetes de Terapia da Fala em Escolas Básicas do primeiro Ciclo.

Paralelamente a todas estas iniciativas, e porque a Meninos de Oiro tem despesas mensais que ultrapassam os 3.000 euros e não conta ainda com nenhum apoio estatal, a Associação tem levado a cabo iniciativas diversas para angariação de fundos:
• Exposição de Fotografia, em parceria com o site “Mil Imagens”, com o tema “Imagens para a Solidariedade” na Quinta da Bacalhôa e no restaurante Pé de Vinho;
• Magusto na Quinta Velha Queijeira;
• Almoços no Convento da Arrábida com o apoio da Fundação Oriente;
• Várias Campanhas a nível local e nacional de venda de produtos promocionais

Entretanto a Associação continua, há quase quatro anos, a aguardar pela Escritura de cedência por parte da Câmara Municipal de Setúbal, de um terreno para construção das suas instalações de raiz (onde funcionará também o Centro de Acolhimento, Berçário, Creche, Jardim-Infantil, ATL, Ludoteca e Auditório), estando já o Arquitecto Luís Bigotte a trabalhar no projecto de Arquitectura do referido edifício.







Meninos de Oiro
Associação para a Defesa dos Direitos da Criança de Azeitão e Setúbal
Instituição Particular de Solidariedade Social
Reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública
Rua Helena da Conceição dos Santos e Silva, nº 31
2925-531 Azeitão
Tel/Fax: 21.2180703 / Tm.: 96.5671738 - 91.7587766
meninosdeoiro@gmail.com
www.meninosdeoiro.org

Sem comentários: