02 novembro 2007

Instituição de Novembro

ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS E PENSIONISTAS DO DISTRITO DE VIANA DO CASTELO


PLANO DE ACÇÃO PARA O ANO DE 2007




A Aprovar na Assembleia-geral de 25 de Novembro de 2006


Dando seguimento ao que já vem sendo habitual, nesta Associação, continuamos solidários na defesa dos interesses e direitos sociais, económicos e culturais dos nossos associados ( e não associados), de forma a melhorar a sua qualidade de vida e bem estar.
Prosseguiremos com o apoio aos nossos utentes e suas famílias na defesa dos seus direitos de cidadania, seja nas suas relações com a Administração Pública ou com o Poder Local, através de petições, requerimentos, reclamações ou queixas.
Hoje, mais do que nunca, devemos pugnar pelo que é humanamente mais justo para o cidadão em geral e para os nossos associados em particular, defendendo sempre a dignidade da condição de Reformados e/ou Pensionista.
O passado de 28 anos da nossa Associação fala por si, e nada justifica que não prossigamos no mesmo caminho e com o mesmo lema: “ Dar-mos aos outros sem olhar a quem “.
A nossa Associação está integrada no movimento de Solidariedade Social, o qual tem de responder a realidades concretas, palpáveis e sentidas pela 3ª Idade e pela população carenciada em geral, visando alargar o seu curto futuro e minorar as suas dificuldades. É o trabalho a que nos dedicamos, na qualidade de sermos uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.
Vivemos de dádivas de todos; de Organismos oficiais, da generosidade de empresas e de pessoas singulares.
Temos, naturalmente relações institucionais e privilegiadas com a Segurança Social e com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Enfim, cabe-nos gerir uma tarefa partilhada pela Sociedade no seu todo. Nada é para nós. Tudo é para os outros.
Os dirigentes da Associação, que também são sócios, ocupam-se dessa tarefa em regime de voluntariado, em persistente diálogo com os beneméritos, função que exercem com bom senso e responsabilidade.

----------♦-----------
Os nossos meios físicos actuais (instalações e equipamentos), por exíguos e inadequados, provocam uma situação de estrangulamento na evolução da nossa Associação e no bem-estar dos nossos associados.
Actualmente com mais de dois mil sócios, o nosso Centro de Convívio tarda em ter condições para dar resposta a toda esta “ Juventude avançada “, que bem precisa e merece ter condições mais condignas e espaçosas.
Temos a feliz oportunidade de informar os nossos Sócios, e a população Vianense em geral, de estar em curso, finalmente todos os tramites que vão permitir edificar o nosso “ Centro de Dia “, com a dignidade desejada e que bem merecemos.
Para o efeito foi-nos disponibilizado pela Câmara Municipal um terreno que responde satisfatoriamente ás nossas necessidades, estando já em curso o desenvolvimento do projecto, que envolve os serviços técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal, a quem apresentamos, desde já o nosso profundo reconhecimento – Bem Ajam!
Convictos de estarmos a desbravar os caminhos para um futuro melhor, assume esta Direcção o propósito de legar para os vindouros, com o apoio de todos os sócios, um conjunto de equipamentos (a sua nova Sede), a qual terá a dignidade que a Associação merece e lhe vai permitir ter uma actividade mais abrangente e mais eficaz ao serviço da “Terceira Idade “.
Sócios e Dirigentes saberão a todo o tempo, dar público reconhecimento de todos aqueles que com generosidade responderam “ presente “ ao nosso chamamento.
Esta Associação – A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo – é uma obra de todos e para todos



OBJECTIVOS A CUMPRIR E PERSEGUIR


1 – O de Inaugurarmos o novo “ Centro de Dia “ durante o ano de 2007;
2- Apresentar aos sócios, até Julho de 2007, um corpo de voluntariado que venha a responder ás valências que o novo Centro de Dia se proponha prestar aos sócios,
2.1 – Para além de um corpo de voluntariado “ interno”, pretendemos que o mesma se desdobre e venha a, integrar-se em “ regime de rede “, em acções de solidariedade social junto da comunidade Vianense.
3- Alargar o âmbito de protocolos a convencionar, para além dos já existentes , a saber:
3.1 - Apoio Jurídico ( Advogados )
3.2 - Doenças da boca ( Dentista )
3.3 - Doenças dos Olhos ( Optometria e Oftalmologia )

4 - Em estudo, novos serviços e novas disciplinas:
4.1 - Ginástica de manutenção
4.2 - Informática ( computadores )
4.3 - Apoio domiciliário ( diversos )
4.4 - Refeições;
5 – Em avaliação, após a implantação do novo Centro de Dia, alargar o horário da prestação de serviços á parte da manhã;
6 – Realizar, no próximo ano, um roteiro gastronómico que compreenda uma visita cultural guiada a cada um dos dez concelhos do Distrito,
7 – Manter e aprofundar as cordiais relações que mantemos com a Câmara Municipal de Viana, Segurança Social, Governo Civil e Juntas de Freguesia da cidade e do concelho.


1 - ACTIVIDADES SOCIAIS


1 – Dentro das nossa possibilidades financeiras tentaremos ajudar os nossos utentes em:
a) – Aquisição de medicamentos;
b) – Apoio de natureza administrativa na relação do cidadão com o Estado e/ou poder local;
c) - Vigilância regular no controle da tensão arterial e do respectivo peso;
d) - Em fase de estudo, a criação de uma nova área de intervenção social: apoio domiciliário aos associados e ginástica.


2 - ACTIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVAS

2.1 - Continuar na valorização do nosso “Grupo de Cantigas”, o qual tem sido muito bem aceite, no País e na Galiza, e é hoje motivo de muita satisfação para quem nele participa a para quem dele desfruta;
2.2 - Dinamizar o “ Laréu” das excursões, passeios, festas de convívio e actividades recreativas, valorizando-as através da melhoria da organização e de maior exigência;
2.3 - Na medida do possível, manter e valorizar a:
2.3.1 - Festa do Idoso
2.3.2 - Festa da Páscoa
2.3.3 - Festa de Aniversário da Associação
2.3.4 - Comemoração do Dia da Cidade de Viana do Castelo
2.3.5 - Festa do Natal




3-PROTOCOLOS, PARCERIAS E INTERCÂMBIOS INSTITUCIONAIS

A Associação efectuará acordos com organizações Nacionais e Internacionais, nomeadamente:

3.1 - Protecção e Segurança de Idosos
3.2- Mostras culturais com cidades Geminadas com Viana do Castelo, como Hendaye e outras.
3.3 – Participar activamente no projecto da Câmara “ Cidade Saudável “ que com manifesto agrado da população tem sido acolhido.
3.4 - RED IBEROAMERICAMA DE ASSOCIAÇÕES – Com sede em Madrid (Colóquios internacionais como o realizado em Santiago do Chile)

4 – RECURSOS HUMANOS PROFISSIONAIS

Prosseguiremos na valorização do pessoal e dos serviços, com formação adequada, no plano técnico e administrativo, para uma melhor prestação de serviço aos nossos sócios.


Aprovada em reunião de Direcção de 17 de Novembro de 2006



O presidente da Direcção


_____________
Manuel Ferreira

Contactos

Largo Instituto Histórico do Minho, 11
4900-522 Viana do Castelo
TEL - 258 825 170
FAX - 258822375
E-MAIL - arpvc@iol.pt

Sem comentários: