01 maio 2007

Instituição de Maio

ASTA-ASSOCIAÇÃO SÓCIO-TERAPÊUTICA DE ALMEIDA, IPSS



A Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública. Foi fundada em 26 de Outubro de 1998, com a finalidade de oferecer às pessoas necessitadas de cuidados especiais (essencialmente jovens a partir dos 15 anos com deficiência mental e multi-deficiência), uma alternativa de vida válida e plena de sentido, contribuir para a integração social, humana e económica dessas pessoas e esforçar-se em criar para elas, condições de vida o mais normais e verdadeiras possíveis.
- A nossa intenção não terá a finalidade directa de normalizar mas sobretudo de individualizar, para que cada um encontre o caminho mais adequado.
- Mais do que ocupar queremos, através da convivência e do trabalho pedagógico e sócio-terapêutico, contribuir para a autonomia, autosuficiência e auto-estima, por forma a que cada um se converta num membro social digno, útil e produtivo (respeitando sempre os potenciais e características de cada um).


Para levar a cabo as nossas intenções, pretendemos:

· Criar núcleos habitacionais dentro da própria aldeia (já existem dois: Casa Cristalina e Casa da Oliveira, estando a Casa São Miguel em vias de recuperação).
· Oferecer uma alternativa de vida familiar (sem querer substituir a família), proporcionando uma vivência de união, partilha e construção conjuntas.
· Interagir com as famílias, para apoio e maior compreensão da globalidade de cada utente.
· Desenvolver actividades artesanais e artísticas, através da carpintaria, olaria- azulejaria, tecelagem, reciclagem de papel e outras a considerar oportunamente.
· Estabelecer um contacto rítmico com a terra e a natureza, através da jardinagem, agro-pecuária e horticultura.
· Dar apoio individualizado, através de um acompanhamento biográfico, ocupacional e fisioterapêutico.
· Estimular terapeuticamente as potencialidades criativas e socializantes, através da pintura, do teatro, da música, da dança e outras actividades artísticas.
· Responsabilizar e valorizar, através da repartição de tarefas caseiras (olhando sempre às potencialidades individuais) entre utentes e educadores-colaboradores, sem privilégios.
· Promover manifestações culturais, exposições, congressos e conferências, susceptíveis de contribuir para uma maior socialização e para o reconhecimento e dignificação da diferença.
· Aproveitar e remodelar espaços dentro da população (casas velhas que possam ser doadas), para implantação dos já referidos núcleos, sempre com ambiência familiar, realizando assim a nossa intenção de uma verdadeira inserção e interacção na comunidade e ainda, responder ao envelhecimento e ausência de retaguarda familiar por parte dos utentes.
· Utilizar a Pedagogia Curativa e a Sócio-Terapia como base de trabalho e convivência.


***

Para poder responder a alguns casos mais carenciados da região e enquanto aguardávamos a construção da obra de raiz, a ASTA iniciou as suas actividades (graças ao acordo estabelecido com a Segurança Social), no dia 2 de Outubro de 2000, em instalações provisórias. Entretanto foram criados os referidos núcleos familiares o que nos permitiu a expansão de actividades e o acolhimento de 6 jovens que vivem nas casas a tempo inteiro.
Neste momento temos um grupo de 28 jovens (internos e externos) e 19 colaboradores (pessoal do quadro e voluntariado). O nosso trabalho sócio-terapêutico, desenrola-se nos seguintes espaços: - Estimulação intelectual e sensorial, Carpintaria, Olaria-azulejaria e Tecelagem. Há ainda a Horticultura e Agro-pecuária, a Equitação Terapêutica, a Jardinagem, a Hidroterapia e a partilha de tarefas caseiras assim como a socialização feita através das saídas conjuntas para compras, férias, espectáculos, visitas e convívios com outras instituições nacionais e estrangeiras.

A obra de raiz é constituída por 3 edifícios, Casa Residencial, CAO (Centro de actividades Ocupacionais) e Carpintaria com capacidade para 30 utentes em regime de internato e externato, continuando em simultâneo com os referidos núcleos na Aldeia para os utentes com maior autonomia.

***

Cremos que toda a pessoa, qualquer que seja o seu estado mental, é mais do que a sua aparência física e que todo o ser humano está dotado de uma existência individual. Nenhuma deficiência física ou mental é um acaso ou uma desgraça, ela tem um sentido e uma finalidade: transformar o curso de uma vida.
Como qualquer ser, obrigado a lutar contra diferentes obstáculos e doenças, a pessoa necessitada de cuidados especiais deverá aprender a viver com as suas dificuldades e a dominá-las, procurando o possível.


O grande objectivo da ASTA é: ajudar nessa aprendizagem e nessa procura.


Cabreira, 2007-04-27
A Presidente de Direcção


( Maria José Dinis da Fonseca)


Contactos:


ASTA
Associação Sócio-Terapêutica de Almeida
Alto da Fonte Salgueira
6355-030 Cabreira
PORTUGAL


*


Telefone 271581562

Sem comentários: