01 abril 2007

Centro Social Nossa Senhora de Lurdes

Nem sempre que as instituições são contactadas é possível transmitir todas as palavras que são dirigidas a todos quantos colaboram no Projecto Mão a Mão. Desta vez, não se pode deixar isso de lado e antes de se publicar a caracterização da instituição, publicamos um mail enviado pela instituição:

É com muita alegria que, desde já lhe/vos dirijimos o meu/nosso grande obrigada por sermos destacadas para receber o fruto do vosso evento.
Tudo o que entra, como donativo, nesta casa, será bem orientado. Faremos, entretanto, o recibo necessário para a vossa contabilidade.
Em relação a dados gerais desta Instituição, penso que este folheto, poderá servir para vós, visto que é um resumo do Centro Social. Mesmo as fotografias, excepto as mãos, são do nosso edifício, dos nossos utentes e a imagem de Maria é a foto da que temos no interior da casa.
Parabéns pelas inéditas iniciativas e obrigada a todos pela vossa generosidade.
O meu abraço para si que desejo que se estenda a todos.
Irmã Adélia Martins


Caracterização da Instituição

Quem somos…

O Centro Social de N. Sr.ª de Lurdes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza fundacional, de utilidade pública e sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

Onde nos encontramos…

A Instituição situa-se no Bairro do Tronco - Pedras Salgadas do Concelho de Vila Pouca de Aguiar e Distrito de Vila Real. Abriu ao público em 1994.

A quem servimos…

Destina-se à frequência de crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos e velhinhos com carências a vários níveis, mantendo, assim, as seguintes valências: Creche; Jardim-de-infância; Centro de Dia e Apoio Domiciliário.


A nossa Casa…

O Centro Social de N. Sr.ª de Lurdes disponibiliza as suas instalações que constam de espaços interiores e exteriores, adaptados a cada realidade:
· Três salas de actividades e um berçário para as crianças de Creche,
· Duas salas de actividades para a Pré-Escolar;
· Uma sala de actividades para o Centro de Dia enriquecido com um Bar e uma ampla varanda.
· A nível comum há um Salão polivalente; Refeitório para as crianças e outro para os adultos; sala de informática; sala de audiovisuais; biblioteca; cozinha e copa; capela; dois parques infantis; campo de jogos; espaços verdes; terraços. Cada zona, tanto no interior como no exterior, usufrui de espaços de apoio e de sanitários adaptados à idade;

Quando funciona…

Aberto nos dias úteis, entre as 7.45h e as 19.00h.
Encerrado: fins-de-semana; feriados Nacionais e Municipal; no dia 24 e 26 de Dezembro; na Segunda-feira de Carnaval e de Páscoa e durante a segunda quinzena de Agosto.

Os nossos “Mais Novos”…




Creche
- Espaço: Esta valência funciona em três salas: 4 - 12 Meses; 1 - 2 Anos; 2 - 3 Anos;
- Equipa: Uma Coordenadora da Acção Educativa, uma Educadora de Infância, quatro auxiliares da Acção Educativa e uma trabalhadora auxiliar.
- Funcionamento:
A criança de Creche pode fazer a sua entrada na Instituição entre as 7.45h e as 10.00h e a saída entre as 16.00h e as 19.00h


Pré - Escolar
- Espaços: Esta valência funciona em duas salas, de acordo com as faixas etárias das crianças: 3 – 4 Anos; 4/5 Anos – 6 anos;
- Equipa: Duas Educadoras, sendo uma delas a Coordenadora, e duas Auxiliares da Acção Educativa em serviço permanente.

- Funcionamento:
O horário limite para a entrada das crianças será entre as 07.45h e as 9.30h e a saída entre as 16.00h e as 19.00h.
Complementando as diversas actividades programadas, as crianças dispõem, também, de: Música, Informática, Educação Física e Inglês.


Os nossos “Mais Velhos”…



Centro de Dia
- Espaços: Uma Sala de Actividades com Bar, uma ampla varanda.
- Equipa: Directora Técnica, Animadora Cultural e duas Ajudantes de Acção Directa em serviço permanente.
- Funcionamento:
O Centro de Dia atende e acolhe adultos, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não permita resposta alternativa e podem permanecer na Instituição entre as 8.00h e as 19.00h.
Os serviços proporcionados, que dependem da solicitação dos familiares, são permanentes e adequados às necessidades individuais de cada utente e constam de: prestação de cuidados físicos, psíquicos, sociais e espirituais; alimentação adequada, cumprindo prescrições médicas; uma qualidade de vida que promova o respeito pela dignidade, individualidade e privacidade; actividades de animação sócio-cultural e espiritual, recreativa e ocupacional para um clima de relacionamento saudável entre idosos; outras: Educação Física, aulas de música e informática. Para além destas, são, também, organizadas saídas, de modo a promover a convivência social.
Transporte: Para os utentes que necessitem funciona entre as 8.00h e as 9.00h para os trazer à Instituição e entre as 16.30h e as 17.30h para os levar ao domicílio.
Refeições: pequeno-almoço, almoço e lanche (o jantar poderá ser fornecida pelo Centro para levar para casa).
Tratamento de roupas: poderá ser da responsabilidade da Instituição.

Apoio Domiciliário
- Espaços: A prestação de cuidados e serviços no seu domicílio.
- Equipa: Directora Técnica, Animadora Cultural e duas Ajudantes de Acção Directa em serviço permanente.
- Funcionamento:
Os serviços proporcionados dependerão dos Contratos feitos. Ocorrem entre as 9.00h e as 17.30h, de segunda a sexta. Serão adequados às necessidades individuais de cada utente e das possibilidades da Instituição. Poderão constar de: refeições de almoço e jantar; higiene pessoal e limpeza de alguns espaços da habitação e tratamento de roupas. Estes serviços pretendem satisfazer o utente nas suas necessidades básicas físicas, psíquicas e espirituais.
Os utentes do Apoio Domiciliário participam em algumas actividades, juntamente com os utentes do Centro de Dia, em eventos planeados pela própria Instituição ou por outra Entidade. (Câmara, IPSS, Misericórdia, etc.).

Outras Actividades…

*Festas, *Visitas de Estudo, *Passeios, *Convívios, *Formação.

Saiba também…

-Há trabalhadores comuns às Valências:
Directora de Serviços, Administrativos, Contabilidade, Cozinheira e Auxiliar, Serviço de Refeitório, Serviços Gerais.
-Este Guia não dispensa a consulta dos Regulamentos Internos de cada Valência;

- Contactos da Instituição:
Morada: Bairro do Tronco; 5450 – 146 Pedras Salgadas
Telefone: 259 431 324
Fax: 259 431 583
E-mail: csnslurdes@iol.pt
csnslurdes@sapo.pt

Sem comentários: