01 março 2007

Caracterização da Casa da Criança Mirandesa

1. História

A Casa da Criança Mirandesa é uma Instituição Particular de Solidariedade fundada a 14-03-1953, por vontade do Bispo da Diocese de então, D. Abílio Vaz das Neves, e do Dr. Valentim Guerra como doador de parte do seu património pessoal.
A 22 de Setembro de 1957 é inaugurada a casa, cuja coordenação tinha sido entregue às Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, sob a orientação do Pároco de Sendim. Assim, era dado início à actividade da instituição com a valência de lar de crianças e jovens do sexo feminino.
Em 1988 dá-se início às valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário com funcionamento em edifício próprio, adquirido com a comparticipação da Segurança Social (inauguração em 17-07-1988).
Posteriormente, constatando-se a existência de grande número de idosos em situação de solidão, isolamento, dependência e sem condições habitacionais, iniciam-se contactos com a Segurança Social e os autarcas locais, no sentido de se construir de raiz um edifício para lar de idosos. A sua construção inicia-se em Dezembro de 2000 depois de serem reunidos, para além dos capitais próprios, os seguintes apoios: terreno oferecido pela Junta de Freguesia, projecto oferecido pela Câmara Municipal e comparticipação da Segurança Social.
Em Outubro de 2003, o lar inicia a sua actividade com 15 utentes e um ano mais tarde são admitidos mais 10, completando assim a totalidade da sua capacidade (25).
A Casa da Criança Mirandesa possui Acordos de Cooperação com a Segurança Social para as valências de: Lar de Crianças e Jovens; Lar de Idosos; Centro de Dia e Apoio Domiciliário; é membro da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, do Conselho Local da Rede Social e da Comissão de Protecção de crianças e jovens.
Destacamos ainda as parcerias com as seguintes entidades: Câmara Municipal de Miranda do Douro; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto; Actualgest; Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro e Nerba – Associação Empresarial de Bragança.

2. Caracterização dos utentes


3 . Direcção

Presidente Pe. Francisco do Patrocínio Silva
Secretário José Fernando Santiago
Tesoureiro José Domingos Mourinho


4. Contactos

Morada: Rua Dr. Valentim Guerra

5225-107 SENDIM

Tel. 273 739 582; 273 739 125

Fax. 273 739 585

Email. casadacrianca@iol.pt

2 comentários:

Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

O grupo de pauliteiros de miranda do douro associou-se a esta causa.

Activamos um link para esta página em:

http://agarramestespalos.blogspot.com

Bem como temos posto a circular e-mails de forma a todos seres nformados desta iniciativa!

Parabéns por este projecto!

Mão a Mão disse...

Muito obrigado pelo vosso apoio na divulgação desta iniciativa em benefício da Casa da Criança Mirandesa!

Um abraço

Sandra Branco