01 fevereiro 2007

Associação Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade

As informações usadas nesta breve apresentação da instituição foram retiradas no site da Associação Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade.
1. Quem Somos

A Casa João Cidade é uma associação particular de solidariedade social sem fins lucrativos.

Tem por objectivo construir e manter em funcionamento, em Montemor-o-Novo, uma comunidade sócio-terapêutica, formada por jovens e adultos portadores de deficiência mental.

A Sócio-Terapia Curativa é um processo gradual de integração e apreensão do mundo envolvente através da inserção permanente em ritmos naturais.Estes vão desde a vivência das tarefas quotidianas, a sequência das estações, dos ciclos agrícolas, das festas tradicionais, até outros bem mais pessoais como a expressão artística através da música, da dança ou da criação plástica.


2. O projecto

2.1. A Sócio-Terapia


A sócio-terapia curativa é um sistema simples, mas revolucionário, de abordar a deficiência mental. Através dela é dado ao deficiente um papel central na gestão da sua própria vida.


Os pressupostos que levaram à criação da Casa João Cidade implicam claramente que a nossa diferença está sempre no facto de não sermos uma instituição onde pessoas com deficiência vinham viver, mas sim uma casa que é sua e gerida, na medida do possível, pelos elementos da própria casa, de acordo com as sua necessidades, capacidades e aptidões. Eles são os protagonistas. É essa a nossa diferença!

Construir espaços oficinais pre-definidos e programados para actividades específicas, antes de sabermos das vontades dos legítimos utilizadores e donos da casa, parece um pouco abusivo e limitante da sua capacidade de escolha.

Assim, e porque sem diversidade não poderá ocorrer escolha, propomos:

1. Não concluir oficinas específicas, mas sim 4 áreas temáticas polivalentes:

Área do Fogo (Cerâmica, Moldagem, Escultura, Fundição, Joalharia, Vidro)

Área das Fibras (Pintura, Fiação, Tintagem, Tecelagem, Tapeçaria, Confecção de Roupas)

Área Alimentar (Cozinha, Padaria, Pastelaria, Doçaria, Conservas, Culinárias)

Área Verde (Jardinagem, Horticultura, Capoeira, Agricultura Biológica)

(Além destas áreas de expressão eminentemente plástica e de ar livre, desenvolver-se-iam também projectos na área do teatro, da música ou da expressão corporal.)

A reciclagem é um tema transversal a todas as áreas.


2. Não ter monitores para cada área mas apenas monitores polivalentes, capazes de orientar qualquer actividade em qualquer das áreas, se necessário.

3. Organizar workshops / residências com convidados que, através da execução de um projecto a decorrer na C.J.C. com os utilizadores das oficinas, as mantêm em permanente processo criativo e cujos resultados materiais poderão ser objecto de exposição / venda.


Esta constante chegada de convidados exteriores à Casa funcionará como um verdadeiro contacto permanente com a sociedade, na sua expressão mais apurada, a gente ligada à criação (pintores, escultores, artesãos, músicos, actores, cozinheiros temáticos, bio-agricultores, etc.), enriquecendo não apenas a vida dos utilizadores, mas a de todos os que com eles trabalham.


Assim, o dia-a-dia da C.J.C. não se esgota no cumprimento de rotinas pre-definidas, inevitáveis em qualquer quotidiano, mas será uma sucessão de projectos criativos, que culminarão em eventos, abertos à população em geral, assegurando a interacção da cidade com a Casa e da Casa com a cidade, que sempre preconizámos. Ex: Após uma residência de pintura, far-se-ia uma exposição dos trabalhos produzidos; Após uma de culinária, uma semana gastronómica aberta à população, em que a C.J.C. serviria almoços nas suas instalações.
Nos períodos em que não esteja a decorrer nenhuma residência os monitores polivalentes assegurarão o dia-a-dia das oficinas com a execução de outros projectos, aplicando as técnicas aprendidas, ou na manutenção de outros, iniciados em residência (Ex: projectos agrícolas).

3. Contactos

Associação Casa João Cidade

Instituição Particular de Solidariedade Social

NIF: 506017125

Morada: Rua Verde,

57050-274 Montemor-o-Novo


Telefones: 266 087 082

Fax: 266 087 082

E-mail: joaocidade@gmail.com

Sem comentários: