10 novembro 2006

Santa Casa da Misericórdia de Albufeira

Santa Casa da Misericórdia de Albufeira
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira é das misericórdias mais antigas do país.
Acredita-se que a Rainha D. Leonor tenha ido passar uma temporada nas Termas de Alvor e se tenha apercebido das necessidades das pessoas desta zona.
Esta instituição rege-se pelo princípio de não recusar ajuda seja a quem for.
Tem um vasto número de valências a funcionar por todo o concelho de Albufeira:
  • Lar Roseiral - lar para a terceira idade com 60 idosos.
  • Os Pirilampos - lar para crianças até aos 12 anos com 50 crianças.
  • Gaivota - lar de jovens dos 12 aos 18 anos de idade com 33 jovens. Esta valência pretende dar continuidade ao Lar Os Pirilampos e proporcionar estruturas de vida tão próximas das da família quanto possível.
  • Lar São Vicente - lar para pessoas portadoras de deficiência física e mental, em regime de internato total, com 40 utentes. Pretende-se neste lar dar um apoio o mais individualizado possível, personalizado e adequado às suas necessidades.
  • Centro de Reabilitação Social - actualmente tem como destinatários pessoas portadoras de deficiência, com idade superior a 15 anos.
  • Apoio Domiciliário - apoia que por motivos de saúde, idade avançada, deformação física e outros se encontram incapacitados de garantir os seus cuidados básicos na alimentação e higiene. Esta valência dá apoio a 60 pessoas.
  • Centro de Dia - destinado a pessoas que conseguem deslocar-se e passam o dia no centro, tomando as suas refeições no Lar Roseiral.
  • Centro Infantil Quinta dos Pardais - com creche, jardim de infância e ATL.
  • Tempos de Infância - destinado a crianças com idade superior a 4 anos - 50 crianças.
  • Projecto Bússola - Centro de Formação Profissional - destinado a toxicodependentes, desempregados, beneficiários do rendimento social e ainda outros grupos socialmente desfavorecidos. Pretende-se integrar grupos socias mais vulneráveis através dos cursos: jardinagem, carpintaria, auxiliares de cozinha e pastelaria, manutenção hoteleira e práticas administrativas.
  • Casa abrigo Casa da Cegonha - apoio a mães solteiras, mulheres vítimas de maus tratos, dando-lhe o devido acompanhamento.
  • Externato Arco-Íris - surgiu com o sentido de dar resposta a 45 casais.
  • Casa da Paz - criado para a população com problemas do foro psiquiátrico. Tem duas áreas de intervenção: Unidade de Vida Apoiada (com capacidade para 20 pessoas) e Fórum Sócio-Ocupacional (com capacidade para 30 pessoas). A Unidade de Vida Apoiada pretende dar resposta a pessoas que por limitação mental e factores sociais graves não conseguem organizar-se sem apoio nas actividades de vida diária, sendo apoiãdos através de programas de reabilitação psico-social e sócio-ocupacionais. O Fórum Sócio Ocupacional - destina-se a pessoas com desvantagem transitória ou permanente de origem psíquica ou mental. Nesta valência são realizadas as seguintes actividades: participação nas tarefas diárias domésticas, criação de gábitos de higiene e cuidado pessoal, gestão de tempo, gestão de dinheiro, treino de aptidões sociais, jardinagem.
  • Tapete Mágico - inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, proporcionando-lhe uma maior independência monetária, evitando os riscos de pobreza. As pessoas que trabalham no Tapete Mágico frequentaram um curso de tecelagem manual no Centro de Reabilitação Social. As peças artesanais são posteriormente comercializadas.
  • Casa Abrigo para Toxicodependentes portadores de HIV, com capacidade para albergar 6 pessoas, às quais é proporcionada formação profissional para acesso a um posto de trabalho.

Através das várias formações criadas por esta instituição foram criadas as seguintes Empresas de Inserção:

  • Espaço Verde: manutenção e implantação de qualquer tipo de jardim. Integração profissional de toxicodependentes em fase de recuperação. São 6 as pessoas que trabalham nesta empresa, as quais tiveram aproveitamento pelas acções de formação profissional de jardinagem, possuindo conhecimentos técnicos para realizar as actividades com autonomia e com a qualidade exigida pelos clientes
  • Fábrica Pastelaria Jasmim: pretende a inserção sócio-profissional, admitindo pessoas com deficiência, desempregados de longa duração ou à procura do primeiro emprego.

  • Contactos:

Rua 5 de Outubro, 42

8200 Albufeira

Telefone: 289 587 030

2 comentários:

Unknown disse...

Não fazia ideia que era tão completa!
:-)

Anónimo disse...

A maior parte das pessoas não faz ideia do quão bem se faz ali...