01 setembro 2006

CRIAL - Centro de Recuperação Infantil de Almeirim

1. Aspectos Históricos

O CRIAL surgiu da iniciativa de um grupo de pais e técnicos (médico, assistente social, professores, etc.) que tomaram consciência da inexistência, a nível local, de respostas para crianças e jovens com problemas.

Constituíram-se em Associação, criada por escritura pública em 18 de Maio de 1978.

Procuraram apoio junto da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim para cedência de um edificio. Esta entidade facultou, a título de empréstimo, a utilização gratuita de uma moradia (antiga casa de habitação), restaurada e adaptada, pela Autarquia local, tendo o Centro começado a funcionar em Outubro de 1978, na Rua Almirante Reis, n.º 32 em Almeirim com uma só valência - Escola de Educação Especial - para 40 alunos portadores de deficiência mental entre os 6 e os 18 anos de idade.

Em 1997 rectificaram-se estatutos, tendo-se constituído o CRIAL, como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) registada em Diário da República em 24 de Outubro de 1997.

No final de 1999 procedeu-se à implementação de nova valência - Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) - destinada a utentes portadores de deficiências graves até ao n.º máximo de 30, com idades superiores a 16 anos.

Em Dezembro de 2003 celebrou-se o Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social para funcionamento de uma outra valência - Intervenção Precoce (PIIPA) - que atende crianças entre os O e os 6 anos de idade em trabalho pluridisciplinar, de parceria com o Centro de Saúde local, a Educação e a Segurança Social.

A sede Institucional encontra-se desde final de 2000 localizada em edifício próprio, sito no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 9, em pleno centro da cidade de Almeirim.

2. Definição

o Centro de Recuperação Infantil de Almeirim é uma Instituição que tem como finalidade primeira atender e ser resposta a pessoas portadoras de deficiência.


3. Objectivos Institucionais

- Promover a integração do deficiente no seu meio (família e sociedade);

- Optimizar potencialidades, promover desempenhos e valorizar competências da pessoa com deficiência;

- Colaborar para a construção de personalidades felizes e realizadas;

- Apoiar a família dos alunos/utentes;

- Ser ponto de referência comunitária.


4. Valências

4.1 Escola Educação Especial

4.1.1 Definição

A Valência Sócio-Educacional atende crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, desde que portadores de necessidades educativas especiais com carácter prolongado. Tem como finalidade última a promoção da educação, valorização e integração sócio-educativa dos alunos com deficiência mental.

4.1.2 Objectivos

- Favorecimento dos mecanismos de integração social (interacção social, comunicação, ajustamento comportamental, inserção, etc.);
- Optimização do potencial escolar através de currículos com áreas programáticas especializadas e metodologia de trabalho própria;
- Promoção da auto-realização, explorando as diversas capacidades expressivas;
- Construção do projecto de vida do aluno com perspectiva de transição para a vida adulta.


4.2 Centro de Actividades Ocupacionais

4.2.1 Definição

O Centro de Actividades Ocupacionais é uma estrutura que tem como principal finalidade desenvolver actividades para pessoas portadoras deficiência grave e profunda com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma actividade produtiva.

4.2.2 Objectivos

- Promover o bem-estar geral dos utentes;

- Manter os utentes activos e interessados;

- Favorecer o seu equilíbrio físico e emocional;

- Estimular e facilitar o desenvolvimento possível das capacidades remanescentes das pessoas com deficiência grave e profunda;

- Proporcionar a valorização pessoal das pessoas com deficiência, traduzindo-se também em ajuda às respectivas famílias;

- Promover a sua integração social, nomeadamente fomentando a participação em acções culturais, gimnodesportivas e recreativas;

- Facilitar o encaminhamento da pessoa com deficiência, sempre que possível, para programas adequados de integracão sócio-profissional.



5. Fundamentação Justificativa

Implementação de Funcionamento da Cozinha Pedagógica

5.1 Introdução

O CRIAL pretende rentabilizar um espaço que detém, em que está previsto o funcionamento de uma cozinha que sirva de suporte quer para as actividades programáticas da valência Sócio-Educacional, quer para o funcionamento de uma área da valência Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).
Este espaço amplo, possui apenas chaminé, armários de parede e bancada de apoio, necessitando portanto de equipamentos específicos.

5.2 Valência: Centro de Actividades Ocupacionais - CAO

Nesta valência a área de Culinária pretende proporcionar ao seus utentes um conjunto de actividades facilitadoras da aquisição de autonomia, quer pessoal quer funcional (lidar com utensílios e materiais, conseguir confeccionar cozinhados simples). Para além destes objectivos mais imediatos pretende-se também que os utentes adquiram hábitos de trabalho e aprendam a lidar com situações domésticas mais complexas (higiene e segurança).

Como meta mais longínqua prevê-se ainda a possibilidade de confecção de produtos para venda ao público e consumo consumo no próprio Centro.


5.3 Valência: Sócio-Educacional - Escola de Educação Especial


Contém currículos programáticos próprios repartidos por duas unidades:


5.4. Recursos Materiais Necessários




6. Contactos

Largo Combatentes da Grande Guerra, 9

2080-038 Almeirim

Telefone/Fax: 243 592 851







1 comentário:

miminhu disse...

ola, como faço para por uma peça minha num leilão?? miminhus@sapo.pt

obrigada