- Lar de Crianças e Jovens/45 Utentes
- Centro de Apoio Preventivo de Crianças e Jovens em Situação de Risco/14 Utentes
1. Lar de Crianças e Jovens/45 Utentes
1.1. Caracterização da População
As crianças e jovens que são utentes desta valência, são colocados em regime de internato, devido à situação de risco e muitas vezes de perigo a que estão sujeitas quando se encontram aos cuidados das suas famílias. As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e os Tribunais são as entidades que colocam aqui as crianças e jovens como último recurso e medida a aplicar.
As famílias destes utentes apresentam problemáticas muito graves e complexas, dando origem a situações de grande disfuncionalidade ao nível do funcionamento familiar, negligenciando os cuidados e acompanhamento dos menores.
Devido ao contexto familiar destas crianças e jovens, quando são admitidos, apresentam graves problemas a nível emocional, afectivo e, consequentemente, comportamental, que revelam todo um conjunto de vivências e experiências que notoriamente não foram positivas.
A falta de competências pessoais e sociais, a baixa auto-estima, a falta de valorização pessoal, a desmotivação e dificuldades para as aprendizagens, bem como a ausência de regras e de figuras de referência, são alguns dos indicadores que nos levam a ter um trabalho, que consiste quase num "recomeçar" de novo todas as aprendizagens e competências a transmitir a estas crianças e jovens.
1.2. Funcionamento
O Lar de Crianças e Jovens "Casa dos Rapazes do Barreiro" destina-se a acolher 45 rapazes com idades compreendidas, actualmente, entre os 6 e os 23 anos.
Funciona ininterruptamente, ou seja, 24 horas diárias, não fechando aos fins-de-semana, feriados nem nas férias escolares.
2. Centro de Apoio Preventivo de Crianças e Jovens em Situação de Risco/14 Utentes
2.1. Caracterização da População
Esta valência apoia e acompanha, em regime de semi-internato, 14 crianças e jovens de ambos os sexos, com idades entre os 5 e os 16 anos residentes no Concelho do Barreiro.
São utentes que se encontram numa situação de desprotecção a nível social e familiar, face à auseência de um modelo de referência presente e acompanhamento parental, muitas vezes devido aos horários (atípicos) laborais dos pais.
Esta valência previne muitas situações de risco grave e de comportamentos desviantes de crianças que por falta de suporte familiar durante o dia e por falta de recursos económicos das suas famílias para procederem ao pagamento de Amas ou equipamentos sociais, ficam entregues a si próprios, correndo sérios riscos.
2.2. Funcionamento
Uma vez que esta valência se destina a apoiar crianças e jovens que continuam a viver com os seus familiares, mas que numa atitude de prevenção passam o dia inteiro na instituição, apenas funciona nos dias úteis, para que no fim-de-semana se fortaleçam os laços afectivos e o acompanhamento das mesmas.
3. Serviços prestados a ambas as valências
No Lar implica que a Instituição tenha à guarda e aos seus cuidados estas crianças e jovens que, por estarem integrados no Lar, pressupõe-se que estavam em situação de risco ou perigo no seio dos seus familiares ou de quem cuidava deles. No Centro de Apoio Preventivo (semi-internato) a guarda não é condição para o acolhimento, mas poderá e deverá haver uma medida de protecção e promoção aplicada. Deste modo, é assegurada toda a responsabilidade ao nível das necessidades básicas, educativas, lúdicas e "parentais", com vista ao seu bem-estar e à construção de um projecto de vida, que lhes permita uma integração social e profissional adequada. Assim, são prestados os seguintes serviços:
- Alimentação
- Vestuário e Calçado
- Produtos de Higiene
- Cuidados de Saúde
- Transporte
- Acompanhamento Escolar
O acompanhamento escolar é uma das áreas de intervenção com maior prioridade. Desde muito cedo, começa-se a acompanhar estas crianças de muito perto e em articulação estreita com as escolas, professores e educadores, no sentido de ter uma percepção das suas capacidades e dificuldades. A construção do projecto de vida de cada uma destas crianças é algo que se começa a delinear desde a sua admissão, sendo que a vertente escolar ou educativa é uma das variáveis a que se atribui maior importância.
Este acompanhamento tem, assim, vários objectivos:
- Conhecer as potencialidades e dificulades da criança ou do jovem, em termos das capacidades e motivações para as aprendizagens (avaliação psicológica; despiste nas consultas de desenvolvimento; terapias ocupacional, da fala, etc.)
- Colaborar com as escolas, no sentido de definir conjuntamente os planos e projectos educativos individualizados, através de estratégias e metodologias adequadas a cada uma das crianças, conforme as suas especificidades e necessidades (currículos adaptados, diferenciados; avaliação diferenciada; apoios educativos; apoios de ensino especial; integração em salas oficinais - recurso da comunidade; estágios de sensibilização ao mundo do trabalho, etc)
- Elaborar, conjuntamente com os professores, estratégias e instrumentos de avaliação e controle de comportamento (grelhas de comportamento; método do recado diário; etc.)
- Accionar, conjuntamente com as escolas, todos os mecanismos necessários para proporcionar às crianças e jovens um bem estar e motivação pela escola e aprendizagens, de forma a prevenir o insucesso, absentismo e abandono escolar, proporcionando, deste modo, a estes utentes a sua valorização pessoal e o aumento da sua auto-estima (estágios de sensibilização ao mundo do trabalho para crianças e adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade que frequentam a escola, mas que apresentam problemas de desmotivação ou de aprendizagem).
- Formação Profissional/Cursos Técnico-profissionais
Os jovens que têm 15 ou mais anos de idade (fora da escolaridade obrigatória) são integrados em Centros de Formação Profissional e saem da Escola, em Cursos Técnico-profissionais nas escolas ou em Centros de Formação Profissional, ficando com qualificação profissional e académica.
A estes jovens efectua-se com muita regularidade um acompanhamento personalizado em articulação com os responsáveis pelos cursos ou Formações.
- Emprego
Actualmente quatro jovens estão integrados no mercado de trabalho.
4. Actividades de Tempos Livres
Uma das áreas em que há uma maior preocupação em intervir é nas Actividades de Tempos Livres, de forma a ocupar as crianças e jovens nos períodos em que não têm escola, Formação ou trabalho.
Estas actividades são planificadas, organizadas e acompanhadas de forma a manter os objectivos pressupostos na intervenção da Instituição para com estas crianças e jovens.
- Proporcionar momentos de convívio entre os utentes, possibilitando assim a interacção uns com os outros;
- Fomentar o espírito e a coesão do Grupo;
- Promover espaços de criatividade com recurso às potencialidades e capacidades das crianças e jovens;
- Fomentar a valorização pessoal, o reconhecimento do grupo e elevar a auto-estima dos utentes;
- Intervir ao nível das competências pessoais e sociais das crianças e jovens.
As actividades estão divididas por grupos e por espaços:
- "O Cantinho Alegre"
É uma sala que se destina a crianças dos 5 aos 9 anos. Aqui desenvolvem várias actividades , tais como a pintura, a colagem, leitura e conto de histórias, teatro, televisão/DVD/música; conversas de tapete, etc. Estas actividades são planificadas e desenvolvidas por uma Animadora Sociocultural e por uma Auxiliar de Acção Educativa.
- "Clube"
O Clube funciona numa sala e destina-se a adolescentes dos 10 aos 15 anos. A dinamizar as actividades estão um Animador Sociocultural e uma Auxiliar de Acção Educativa. O espaço tem várias actividades, tais como artes plásticas; informática; televisão/música, DVD e Playstation; leitura e jogos. Têm também vários animais de estimação (pássaros, tartaruga, hamsters, etc.), sendo o grupo a responsabilizar-se pela alimentação, higiene e outros cuidados com os mesmos.
- "Os Ardinas"
A Instituição tem um protocolo com um jornal local ("O Jornal do Barreiro") em que este fornece gratuitamente 500 jornais semanalmente e os adolescentes com idades entre os 10 e os 15 anos, fazem a venda dos mesmos pela comunidade envolvente. O dinheiro da venda destes jornais é dividido ao meio pelos jovens e pelo Clube. Assim, os jovens ficam com algum dinheiro de bolso e o Clube tem um rendimento, podendo adquirir materiais ou efectuar saídas com os utentes.
- Luta Greco-Romana
Esta actividade desportiva destina-se a crianças e jovens com idades a partir dos 9 anos. É praticada no ginásio da Instituição e está formalizada na Federação Nacional de Lutas Amadoras, ou seja, este grupo, de cerca de 25 crianças e jovens, participa durante o ano nas provas e campeonatos por todo o país, organizados e calendarizados pela Federação.
Para além de ser uma actividade desportiva, traz também muitos benefícios para estes utentes, ao nível da sua valorização pessoal e auto-estima.
- Associação Juvenil "FANDAVIDA"
A Associação FANDAVIDA está formalizada e legalizada desde 04 de Agosto de 2004. É uma associação juvenil que tem a sede na Instituição e admite jovens a partir dos 15 anos de idade (está aberta à comunidade envolvente).
Antes da sua legalização, já funcionava há dois anos e tem-se vindo a verificar que tem sido muito positivo o trabalho que se tem vindo a fazer, na medida em que predomina uma forte coesão do grupo; uma boa e correcta interacção do mesmo; a valorização pessoal e o reconhecimento dos jovens têm sido também aspectos bastenate relevantes, bem como o enriquecimento pessoal, através da aprendizagem de novas áreas, de novas experiências, o que tem contribuído para o crescimento do grupo e das pessoas.
As actividades desenvolvidas caracterizam-se pela Animação de Rua e Artes Circenses e por passarem momentos de lazer em conjunto (cinema, teatro, restaurante, etc.)
- Famílias Amigas
O projecto Famílias Amigas (famílias da comunidade envolvente que se voluntariam para este projecto) consiste no acolhimento de crianças ou jovens do Lar que não têm suporte familiar aos fins-de-semana e férias escolares, de forma a proporcionar-lhes um ambiente familiar e a oportunidade de conhecerem e de vivenciarem experiências diferentes, gratificantes e que os valorizam.
5. Pessoal
- 1 Assistente Social (Directora Técnica)
- 1 Educadora Social
- 1 Psicólogo Educacional
- 2 Animadores Socioculturais
- 8 Auxiliares de Acção Educativa
- 1 Vigilante nocturno
6.Contactos
Av. Escola dos Fuzileiros Navais n.1 X
Santo André
2830-149 Barreiro
Tel.: 21 214 94 61/2/3/4/5
Fax.: 21 214 94 66
E-mail: csp.Santoandre@netvisao.pt
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