
Preço-base: € 10,00
Artesã: Gisela Borges
Blog: www.ox-hill.blogspot.com
Todos os meses as nossas mãos dão a mão a uma instituição. Este espaço está reservado apenas para a Caracterização das Instituições de Solidariedade Social e para o respectivo Leilão.
1. Lar de Crianças e Jovens/45 Utentes
1.1. Caracterização da População
As crianças e jovens que são utentes desta valência, são colocados em regime de internato, devido à situação de risco e muitas vezes de perigo a que estão sujeitas quando se encontram aos cuidados das suas famílias. As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e os Tribunais são as entidades que colocam aqui as crianças e jovens como último recurso e medida a aplicar.
As famílias destes utentes apresentam problemáticas muito graves e complexas, dando origem a situações de grande disfuncionalidade ao nível do funcionamento familiar, negligenciando os cuidados e acompanhamento dos menores.
Devido ao contexto familiar destas crianças e jovens, quando são admitidos, apresentam graves problemas a nível emocional, afectivo e, consequentemente, comportamental, que revelam todo um conjunto de vivências e experiências que notoriamente não foram positivas.
A falta de competências pessoais e sociais, a baixa auto-estima, a falta de valorização pessoal, a desmotivação e dificuldades para as aprendizagens, bem como a ausência de regras e de figuras de referência, são alguns dos indicadores que nos levam a ter um trabalho, que consiste quase num "recomeçar" de novo todas as aprendizagens e competências a transmitir a estas crianças e jovens.
1.2. Funcionamento
O Lar de Crianças e Jovens "Casa dos Rapazes do Barreiro" destina-se a acolher 45 rapazes com idades compreendidas, actualmente, entre os 6 e os 23 anos.
Funciona ininterruptamente, ou seja, 24 horas diárias, não fechando aos fins-de-semana, feriados nem nas férias escolares.
2. Centro de Apoio Preventivo de Crianças e Jovens em Situação de Risco/14 Utentes
2.1. Caracterização da População
Esta valência apoia e acompanha, em regime de semi-internato, 14 crianças e jovens de ambos os sexos, com idades entre os 5 e os 16 anos residentes no Concelho do Barreiro.
São utentes que se encontram numa situação de desprotecção a nível social e familiar, face à auseência de um modelo de referência presente e acompanhamento parental, muitas vezes devido aos horários (atípicos) laborais dos pais.
Esta valência previne muitas situações de risco grave e de comportamentos desviantes de crianças que por falta de suporte familiar durante o dia e por falta de recursos económicos das suas famílias para procederem ao pagamento de Amas ou equipamentos sociais, ficam entregues a si próprios, correndo sérios riscos.
2.2. Funcionamento
Uma vez que esta valência se destina a apoiar crianças e jovens que continuam a viver com os seus familiares, mas que numa atitude de prevenção passam o dia inteiro na instituição, apenas funciona nos dias úteis, para que no fim-de-semana se fortaleçam os laços afectivos e o acompanhamento das mesmas.
3. Serviços prestados a ambas as valências
No Lar implica que a Instituição tenha à guarda e aos seus cuidados estas crianças e jovens que, por estarem integrados no Lar, pressupõe-se que estavam em situação de risco ou perigo no seio dos seus familiares ou de quem cuidava deles. No Centro de Apoio Preventivo (semi-internato) a guarda não é condição para o acolhimento, mas poderá e deverá haver uma medida de protecção e promoção aplicada. Deste modo, é assegurada toda a responsabilidade ao nível das necessidades básicas, educativas, lúdicas e "parentais", com vista ao seu bem-estar e à construção de um projecto de vida, que lhes permita uma integração social e profissional adequada. Assim, são prestados os seguintes serviços:
O acompanhamento escolar é uma das áreas de intervenção com maior prioridade. Desde muito cedo, começa-se a acompanhar estas crianças de muito perto e em articulação estreita com as escolas, professores e educadores, no sentido de ter uma percepção das suas capacidades e dificuldades. A construção do projecto de vida de cada uma destas crianças é algo que se começa a delinear desde a sua admissão, sendo que a vertente escolar ou educativa é uma das variáveis a que se atribui maior importância.
Este acompanhamento tem, assim, vários objectivos:
- Conhecer as potencialidades e dificulades da criança ou do jovem, em termos das capacidades e motivações para as aprendizagens (avaliação psicológica; despiste nas consultas de desenvolvimento; terapias ocupacional, da fala, etc.)
- Colaborar com as escolas, no sentido de definir conjuntamente os planos e projectos educativos individualizados, através de estratégias e metodologias adequadas a cada uma das crianças, conforme as suas especificidades e necessidades (currículos adaptados, diferenciados; avaliação diferenciada; apoios educativos; apoios de ensino especial; integração em salas oficinais - recurso da comunidade; estágios de sensibilização ao mundo do trabalho, etc)
- Elaborar, conjuntamente com os professores, estratégias e instrumentos de avaliação e controle de comportamento (grelhas de comportamento; método do recado diário; etc.)
- Accionar, conjuntamente com as escolas, todos os mecanismos necessários para proporcionar às crianças e jovens um bem estar e motivação pela escola e aprendizagens, de forma a prevenir o insucesso, absentismo e abandono escolar, proporcionando, deste modo, a estes utentes a sua valorização pessoal e o aumento da sua auto-estima (estágios de sensibilização ao mundo do trabalho para crianças e adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade que frequentam a escola, mas que apresentam problemas de desmotivação ou de aprendizagem).
Os jovens que têm 15 ou mais anos de idade (fora da escolaridade obrigatória) são integrados em Centros de Formação Profissional e saem da Escola, em Cursos Técnico-profissionais nas escolas ou em Centros de Formação Profissional, ficando com qualificação profissional e académica.
A estes jovens efectua-se com muita regularidade um acompanhamento personalizado em articulação com os responsáveis pelos cursos ou Formações.
Actualmente quatro jovens estão integrados no mercado de trabalho.
4. Actividades de Tempos Livres
Uma das áreas em que há uma maior preocupação em intervir é nas Actividades de Tempos Livres, de forma a ocupar as crianças e jovens nos períodos em que não têm escola, Formação ou trabalho.
Estas actividades são planificadas, organizadas e acompanhadas de forma a manter os objectivos pressupostos na intervenção da Instituição para com estas crianças e jovens.
- Proporcionar momentos de convívio entre os utentes, possibilitando assim a interacção uns com os outros;
- Fomentar o espírito e a coesão do Grupo;
- Promover espaços de criatividade com recurso às potencialidades e capacidades das crianças e jovens;
- Fomentar a valorização pessoal, o reconhecimento do grupo e elevar a auto-estima dos utentes;
- Intervir ao nível das competências pessoais e sociais das crianças e jovens.
As actividades estão divididas por grupos e por espaços:
É uma sala que se destina a crianças dos 5 aos 9 anos. Aqui desenvolvem várias actividades , tais como a pintura, a colagem, leitura e conto de histórias, teatro, televisão/DVD/música; conversas de tapete, etc. Estas actividades são planificadas e desenvolvidas por uma Animadora Sociocultural e por uma Auxiliar de Acção Educativa.
O Clube funciona numa sala e destina-se a adolescentes dos 10 aos 15 anos. A dinamizar as actividades estão um Animador Sociocultural e uma Auxiliar de Acção Educativa. O espaço tem várias actividades, tais como artes plásticas; informática; televisão/música, DVD e Playstation; leitura e jogos. Têm também vários animais de estimação (pássaros, tartaruga, hamsters, etc.), sendo o grupo a responsabilizar-se pela alimentação, higiene e outros cuidados com os mesmos.
A Instituição tem um protocolo com um jornal local ("O Jornal do Barreiro") em que este fornece gratuitamente 500 jornais semanalmente e os adolescentes com idades entre os 10 e os 15 anos, fazem a venda dos mesmos pela comunidade envolvente. O dinheiro da venda destes jornais é dividido ao meio pelos jovens e pelo Clube. Assim, os jovens ficam com algum dinheiro de bolso e o Clube tem um rendimento, podendo adquirir materiais ou efectuar saídas com os utentes.
Esta actividade desportiva destina-se a crianças e jovens com idades a partir dos 9 anos. É praticada no ginásio da Instituição e está formalizada na Federação Nacional de Lutas Amadoras, ou seja, este grupo, de cerca de 25 crianças e jovens, participa durante o ano nas provas e campeonatos por todo o país, organizados e calendarizados pela Federação.
Para além de ser uma actividade desportiva, traz também muitos benefícios para estes utentes, ao nível da sua valorização pessoal e auto-estima.
A Associação FANDAVIDA está formalizada e legalizada desde 04 de Agosto de 2004. É uma associação juvenil que tem a sede na Instituição e admite jovens a partir dos 15 anos de idade (está aberta à comunidade envolvente).
Antes da sua legalização, já funcionava há dois anos e tem-se vindo a verificar que tem sido muito positivo o trabalho que se tem vindo a fazer, na medida em que predomina uma forte coesão do grupo; uma boa e correcta interacção do mesmo; a valorização pessoal e o reconhecimento dos jovens têm sido também aspectos bastenate relevantes, bem como o enriquecimento pessoal, através da aprendizagem de novas áreas, de novas experiências, o que tem contribuído para o crescimento do grupo e das pessoas.
As actividades desenvolvidas caracterizam-se pela Animação de Rua e Artes Circenses e por passarem momentos de lazer em conjunto (cinema, teatro, restaurante, etc.)
O projecto Famílias Amigas (famílias da comunidade envolvente que se voluntariam para este projecto) consiste no acolhimento de crianças ou jovens do Lar que não têm suporte familiar aos fins-de-semana e férias escolares, de forma a proporcionar-lhes um ambiente familiar e a oportunidade de conhecerem e de vivenciarem experiências diferentes, gratificantes e que os valorizam.
5. Pessoal
6.Contactos
Av. Escola dos Fuzileiros Navais n.1 X
Santo André
2830-149 Barreiro
Tel.: 21 214 94 61/2/3/4/5
Fax.: 21 214 94 66
E-mail: csp.Santoandre@netvisao.pt